TERMOS E CONDIÇÕES
As transações de produtos realizadas por intermédio do e-gtratshopping estão sujeitas à legislação portuguesa e regulam-se pelas seguintes condições:
Compra e venda
Os Produtos são apresentados no Website com um descritivo que permite ao Comprador conhecer as respetivas características essenciais e o seu preço;
O Comprador seleciona o(s) Produto(s) que pretende comprar;
O Comprador confirma a sua escolha de Produto(s) e toma conhecimento e aceita as presentes CGV por um clique de validação;
O Comprador recebe uma mensagem de e-mail a confirmar a aceitação da sua encomenda. No entanto, o contrato de compra e venda celebrado entre o Comprador e o Vendedor fica sujeito à condição resolutiva da disponibilidade do Produto.
O Vendedor é informado pela GREAT SHOPPING que um ou mais Produtos que colocou em linha foi objeto de uma encomenda;
O Vendedor compromete-se a confirmar e enviar ou a informar a disponibilidade do(s) Produto(s) encomendado(s) pelo Comprador no prazo máximo de 12 horas a contar da receção da informação conforme prevista no n.º 5) supra.
Caso o mesmo Produto seja objeto de uma encomenda por vários Compradores ao mesmo tempo, e em função da disponibilidade deste Produto físico em estoque, este será vendido aos primeiros Compradores que registrarem e paguerem a sua encomenda. As encomendas submetida pelos restantes Compradores será anulada;
Uma vez a encomenda validada ou infirmada pelo Vendedor, é enviada uma comunicação ao Comprador (mensagem de correio eletrónico, SMS ou outra) para o informar do envio ou cancelamento da encomenda;
Em caso de confirmação total ou parcial da encomenda pelo Vendedor, a condição resolutiva que integra o contrato de compra e venda celebrado entre o Comprador e o Vendedor não se verifica, assumindo deste modo o Vendedor o compromisso definitivo de enviar a encomenda no prazo previsto. Nesse momento, o valor da encomenda será debitado, excetuando-se os casos em que o pagamento foi realizado previamente (nomeadamente através de referência Multibanco, Payshop, MB Way ou outro).
Na ausência de confirmação da disponibilidade do(s) Produto(s) no prazo previsto no ponto 6) supra, o contrato celebrado entre o Comprador e o Vendedor é automaticamente resolvido e cada uma das Partes fica desonerada das suas obrigações. No entanto, só o contrato relativo à venda do(s) Produto(s) não disponível(veis) fica abrangido por esta resolução.
Em caso de confirmação da disponibilidade de todos ou de parte dos Produtos encomendados pelo Comprador, os referidos Produtos são expedidos pelo Vendedor.
O Comprador deve confirmar:
Recepção do(s) produto(s),
Conformidade do(s) mesmo(s) (conformidade de produto entende-se que corresponde ao que foi encomendado)
Estado de produto (que corresponde ao descritivo no Website no momento da aquisição) na "Minha Conta". Na falta de confirmação, o Produto presume-se recebido conforme e em bom estado no prazo de 21 (vinte e um) dias a contar da data da respetiva expedição. Esta Cláusula não prejudica as disposições constantes do Decreto-Lei n.º 67/2003, de 08.04 com as alterações que lhe foram introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21.05.
O Vendedor compromete-se a satisfazer pelo menos 97% (noventa e cinco por cento) das encomendas dos Produtos propostos para venda no Website. Caso contrário, a GREAT SHOPPING reserva-se o direito de interromper de forma temporária ou definitiva o acesso ao Serviço pelo Vendedor em questão, suspendendo ou resolvendo as presentes condições sem aviso prévio e sem indemnização.
O Comprador é convidado a avaliar o desempenho do Vendedor no termo da confirmação da receção dos Produtos encomendados, permitindo deste modo aos Compradores selecionar os Produtos junto dos Vendedores que cumprem melhor as condições de utilização do Serviço.
Preço e Pagamento
O preço de compra do Produto é determinado pelo Vendedor. O preço é indicado em euros com todos os impostos e taxas incluídos na ficha descritiva, mas com exclusão das despesas de entrega, sendo estas acrescentadas antes da validação da encomenda.
O pagamento das compras efetuadas através do Serviço realiza-se à plataforma de pagamentos online contratada para o efeito pela GREAT SHOPPING, cujos termos e condições que se aplicam ao presente contrato e ao quais o Vendedor adere sem reserva serão comunicados ao Vendedor, a qual é responsável por entregar o referido valor à GREAT SHOPPING e ao respetivo Vendedor nas condições acordadas.
Modalidades e despesas de envio
A GREAT SHOPPING colocará à disposição do Comprador diversas modalidades de entrega, a definir em função dos Produtos.
A modalidade, prazos e despesas de envio serão escolhidas pelo Comprador no momento da compra.
As Condições Gerais da Prestação de Serviços de Distribuição contratados pela GREAT SHOPPING para efeitos de envio encontrar-se-ão a todo o tempo disponíveis no site www.greatshopping.webnode.pt.
Seguro de transporte
A GREAT SHOPPING possui um seguro de transporte destinado a cobrir eventuais danos resultantes do transporte dos Produtos transacionados através do Website.
Indemnizações e "Seguro Extra"
Sempre que se verifique demora na entrega de encomenda/mercadoria de peso igual ou inferior a 30 (trinta) quilogramas é devida indemnização correspondente ao preço do respetivo transporte, não havendo lugar ao pagamento de qualquer indemnização decorrente de demora na entrega, caso a encomenda/mercadoria apresente peso superior a 30 (trinta) quilogramas.
O peso da encomenda/mercadoria é aferido em função da informação constante da fatura correspondente ao respetivo transporte.
Em caso de perda ou avaria de encomenda/mercadoria é devida indemnização, nos termos da legislação em vigor, no montante correspondente ao menor dos seguintes valores:
Valor de aquisição da encomenda/mercadoria comprovado mediante apresentação da respetiva fatura;
€ 10,00 (dez euros) por quilograma de peso bruto da encomenda/mercadoria aferido de acordo com a informação constante da fatura correspondente ao respetivo transporte.
Sempre que se entender que a indemnização prevista no nº 2 supra não se mostra adequada à cobertura do risco decorrente do envio a realizar, poderá, em alternativa, ser contratado um seguro, denominado "seguro extra", que cobrirá perda, avaria ou dano decorrente do transporte até ao montante máximo de € 12.500 (doze mil e quinhentos euros).
A indemnização que resulte de perda, avaria ou dano decorrente do transporte, nos termos do nº 3 anterior, será devida mediante apresentação da fatura relativa à encomenda/mercadoria em causa e corresponderá ao menor dos seguintes valores:
Valor de aquisição da encomenda/mercadoria;
Valor do "seguro extra" contratado.
O "seguro extra" pode ser adicionado a cada um dos serviços prestados pelo Transportador abaixo indicados, cujas características podem ser consultadas em www.cttexpresso.pt :
"Para Amanhã";
"Em 2 Dias";
EMS Internacional.
Serviço "Frágil"
Para entregas em Portugal Continental de objetos que careçam de tratamento manual e personalizado é disponibilizado o serviço adicional "Frágil".
O serviço adicional "Frágil" apenas se encontra disponível no âmbito do serviço "Para Amanhã", cujas características podem ser consultadas em www.cttexpresso.pt .
O Vendedor fica obrigado a assinalar a contratação do serviço adicional "Frágil" mediante aposição na guia de transporte e no pré-aviso de envio de cada objeto, de símbolo identificativo a acordar entre as Partes*. O Vendedor será o único e exclusivo responsável por quaisquer danos decorrentes da não identificação do serviço "Frágil" na guia de transporte e no pré-aviso de envio de cada objeto.
A ocorrência de dano decorrente do transporte em envio com serviço adicional "Frágil" dará lugar ao pagamento de uma indemnização no valor da encomenda/mercadoria danificada, mediante apresentação da respetiva fatura. Em caso algum, a indemnização devida ultrapassará o montante de € 2.500 (dois mil e quinhentos euros).
Para obtenção de cobertura por perda, avaria e dano de montante superior a € 2.500 (dois mil e quinhentos euros) que possa ocorrer em virtude do transporte a realizar, poderá ser contratado simultaneamente ao serviço adicional "Frágil" o "seguro extra" melhor descrito na cláusula anterior.
Direito de livre resolução
Nos termos da legislação em vigor, o Comprador tem um prazo de 14 (catorze) dias a contar da receção do(s) Produto(s) encomendado(s) para exercer, junto do referido Vendedor, o seu direito de livre resolução sem pagamento de indemnização e sem necessidade de indicar o motivo.
Em caso de exercício do direito de livre resolução no prazo supra referido, são reembolsados somente o preço do(s) Produto(s) adquirido(s) e as despesas de expedição. As despesas de devolução ficam a cargo do Comprador.
O(s) Produto(s) deve(m) ser devolvido(s) no estado original e completo(s) (embalagem, acessórios, manual de instruções, etc.) acondicionado(s) da mesma forma que na expedição, no prazo de 30 (trinta) dias a contar da sua receção.
Nos termos legais aplicáveis, o direito de livre resolução não pode ser exercido relativamente a gravações áudio e vídeo, de discos e de programas informáticos a que o Comprador tenha retirado o selo de garantia e de inviolabilidade.
O Comprador exerce o seu direito de livre resolução diretamente junto do Vendedor em questão por intermédio da ferramenta de mensagens colocada à sua disposição no âmbito do Serviço.
O reembolso dos produtos devolvidos é efetuado pelo Vendedor ao Comprador no prazo mais curto possível e dentro do prazo de 14 (catorze) dias a contar da data do exercício do direito de livre resolução.
Obrigações do vendedor
O Vendedor compromete-se a cumprir a legislação a que está sujeito na sua qualidade de profissional relativamente aos Produtos que vende no Website, incluindo a legislação relativa à garantia dos bens de consumo.
O Vendedor compromete-se a envidar todos os esforços para cumprir da melhor forma as suas obrigações prestando um serviço de qualidade aos Compradores. Em particular, o Vendedor compromete-se a responder às mensagens de e-mail do Serviço de Apoio ao Cliente da GREAT SHOPPING bem como às mensagens de e-mail dos Compradores no prazo máximo de 24 horas úteis a contar da respetiva receção.
O Vendedor compromete-se que todos os eventuais contactos que venha a ter com os Compradores serão realizados através do Serviço de Apoio ao Cliente da GREAT SHOPPING, estando-lhe vedada a utilização de quaisquer dados pessoais do Comprador obtidos através do E-GREAT SHOPPING, sob pena de suspensão ou rescisão imediata do Contrato, sem aviso prévio ou indemnização.
O Vendedor compromete-se e garante que só venderá Produtos dos quais é proprietário ou sobre os quais dispõe de direitos que lhe permitam vendê-los. O Vendedor garante que os Produtos não violam nem a legislação em vigor nem as normas aplicáveis, imperativas ou não e que não prejudicam direitos de terceiros, incluindo de propriedade intelectual, industrial e/ou direitos de autor. Nesta conformidade, o Vendedor compromete-se nomeadamente a não vender qualquer Produto que consubstancie uma obra contrafeita nos termos do Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos ou qualquer Produto cuja comercialização esteja regulada por disposições legislativas, regulamentares ou contratuais (nomeadamente em virtude da existência de uma rede de distribuição seletiva). O Vendedor é o único responsável pela colocação à venda dos Produtos que propõe no Serviço.
Relativamente ao descritivo associado às ofertas de Produtos que envie à GREAT SHOPPING para efeitos de inclusão no E-GREAT SHOPPING, o Vendedor compromete-se a atuar de boa-fé. O Vendedor é o único responsável pela exatidão das informações providenciadas à GREAT SHOPPING e compromete-se a que estas não criem um risco de induzir em erro os Compradores potenciais, tanto no que concerne às características do Produto como no que concerne ao seu estado ou ao seu preço. O Vendedor comunica à GREAT SHOPPING todas as informações que permitam que os Compradores tomem conhecimento das características essenciais do Produto (se for o caso, composição do Produto, acessórios incluídos, origem, etc.), incluindo menções especiais definidas por lei (v.g., bebidas alcoólicas, brinquedos, etc.).
Mesmo nos casos em que a informação sobre o produto já conste do website, o Vendedor tem a obrigação de verificar a exactidão daquela informação e a solicitar a correcção da mesma em caso de desconformidade ou inexactidão; o Vendedor será responsável por qualquer sobrecusto em que incorra a GREAT SHOPPING, designadamente no que se refere a serviços de transporte, decorrente da inexactidão das informações constantes do Website relativas à oferta submetida.
O Vendedor compromete-se a que as ilustrações fornecidas no descritivo associado às ofertas de Produtos propostas por si (fotografias, desenhos, etc.) estejam em conformidade com os Produtos ilustrados desta forma e respeitem os direitos de terceiros. O Vendedor garante que dispõe dos direitos, nomeadamente direitos de propriedade intelectual respeitantes a estas ilustrações, que lhe permitem utilizá-las para apresentar os Produtos.
Os contratos de compra e venda dos Produtos propostos pelo Vendedor no Website são celebrados entre o Vendedor e o Comprador sob condição resolutiva de o Produto estar disponível. O Vendedor compromete-se a propor no Website unicamente Produtos disponíveis e a eliminar de imediato qualquer proposta relativa a Produtos que já não estejam disponíveis.
Os Produtos comercializados no Website estão abrangidos por uma garantia de conformidade, assegurada pelo Vendedor, nos termos da legislação aplicável à categoria de bens em que se insiram.
As despesas decorrentes da devolução de qualquer Produto ao abrigo da garantia supra referida serão sempre inteiramente suportadas pelo Vendedor, incluindo nos casos em que o Vendedor, no âmbito de políticas internas, ofereça garantias adicionais não contempladas no presente Contrato.
Competência para dirimir litígios de consumo
Em caso de litígio de consumo, definido nos termos do disposto na Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro, o consumidor pode recorrer à entidade de resolução alternativa de litígios de consumo competente.
Sem prejuízo do disposto na legislação, nos estatutos e nos regulamentos a que as entidades de resolução alternativa de litígios de consumo se encontram vinculadas, o consumidor pode optar pela plataforma europeia de resolução de litígios em linha disponível em https://webgate.ec.europa.eu/odr, pela entidade de resolução alternativa de litígios de consumo do local do seu domicílio ou pela entidade de resolução alternativa de competência especializada, caso exista para o setor em questão. Poderá consultar a lista atualizada de todas as entidades de resolução alternativa de consumo disponíveis em www.consumidor.pt.
Caso não exista(m) entidade(s) de resolução alternativa de litígios nos termos do disposto no número anterior ou a(s) existente(s) não se considere(m) competente(s) em razão do valor do litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, sito em Lisboa, com o endereço eletrónico: cniacc@unl.pt e disponível na página www.arbitragemdeconsumo.org.